capa-blog-du-jardim-cha-e-jejum-intermitente
23.08.21

Chá e Jejum Intermitente

Se você é adepta de um plano de jejum intermitente, o chá pode ser um delicioso aliado. Considerado um elixir da saúde em muitas culturas antigas, chá e jejum intermitente são a combinação perfeita para sua saúde.

Por que eu deveria fazer jejum intermitente?

O jejum intermitente é uma estratégia alimentar surpreendentemente simples que traz diversos benefícios: se você está procurando ficar mais saudável, encontrar mais energia ou ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis ​​ou ajudar no controle de peso saudável.

Tudo que você precisa saber para começar é que o jejum intermitente é simplesmente uma programação que divide o seu dia em duas partes: uma janela para comer e uma janela para jejum. Enquanto a maioria dos planos de dieta está fundamentalmente preocupada com o que você come, este plano este plano envolve também sobre “quando” você come.

A estrutura do jejum intermitente busca a aproveitar ao máximo os processos metabólicos naturais do seu corpo todos os dias, para que você possa estar no seu caminho para uma saúde ideal a longo prazo com a ajuda da cetose (queima de gordura como combustível).

Como o chá aumenta os benefícios do jejum intermitente

1 Ajuda a aumentar a saciedade

Especialmente nas primeiras semanas de jejum intermitente, pode ser muito normal sentir fome durante o período de jejum. Esses picos de fome são simplesmente uma função do fato de que seu sistema está acostumado a ser alimentado a cada poucas horas, ou seja, não está acostumado com o estômago vazio! Mas lembre-se, seu corpo não passa do estado de “alimentação” para o estado de “jejum” até aproximadamente 4 horas após sua última refeição.

É aí que entra o chá! Foi comprovado que as catequinas do chá verde suportam os níveis saudáveis ​​de grelina. A grelina é um hormônio conhecido como “hormônio da fome” e é o principal culpado dessas irritantes pontadas de fome. Para muitos de nós, o estilo de vida, os fatores de estresse ambientais e biológicos podem levar a um desequilíbrio hormonal que pode realmente desencadear dores de fome que nada têm a ver com a verdadeira necessidade de comer.

Normalizar os níveis de grelina, então, aliviará esse problema e ajudará você a se adaptar ao jejum intermitente.

2 Gera energia limpa

Os chás preto, verde e branco são uma mistura sinérgica de cafeína e l-teanina. A cafeína fornece um aumento de energia limpa, o que pode ser útil contra a fadiga que muitos adeptos do jejum iniciante sentem.

A cafeína do chá é diferente da de um café preto – principalmente por causa da presença de L-teanina. Esse aminoácido, por outro lado, promove um estado de consciência calma e focada, evita os tremores e as quedas que você costuma sentir com uma xícara de café.

Além disso, a l-teanina também ajuda a manter um estado de atenção plena. Há uma razão pela qual os monges usam chá há séculos para apoiar seus jejuns e meditações.

3 Apoia a saúde celular

O que torna o chá uma substância única são principalmente os polifenóis contidos nas suas folhas. Os polifenóis são antioxidantes que combatem os radicais livres encontrados em seu corpo. A ingestão de polifenóis pode ajudá-la a manter a saúde intestinal e a digestão, pele mais saudável, energia sustentada, foco mental aprimorado e muito mais.

O chá pode ser uma das maneiras mais simples (e deliciosas) de obter uma alta concentração de polifenóis em sua dieta diária.

Melhores chás para jejum intermitente

Especialmente se você for iniciante no consumo de chá, pode ser difícil descobrir que tipo de chá você deve escolher! Vamos facilitar então a sua escolha indicando os quatro tipos de chá que podem ser mais benéficos para o jejum intermitente. Sim, eles não têm calorias e trouxemos opções com e sem cafeína para você escolher:

Chá verde

O chá verde é considerado a bebida mais saudável do mundo, logo depois da água!

Como mencionado acima, as catequinas do chá verde comprovadamente ajudam no controle de peso saudável. E como o chá verde contém não apenas essas catequinas incríveis, mas também cafeína, esses dois elementos trabalham juntos para aumentar sua energia.

As catequinas do chá verde também são antioxidantes potentes, que apoiam a saúde e a imunidade celular do seu corpo. E não se esqueça do que mencionamos acima sobre o chá verde que afeta seus níveis de grelina, então você definitivamente vai querer pegar uma xícara sempre que estiver lutando contra a fome.

Chá preto

O chá preto e o chá verde são derivados da mesma planta! A única diferença está na forma como as folhas de chá são processadas. As folhas de chá preto são fermentadas, enquanto as folhas de chá verde não.

Embora o chá verde tenha continuamente chamado a atenção do mundo da saúde, o chá preto está finalmente começando a receber o reconhecimento devido, principalmente por causa de suas propriedades fermentadas. A maioria das pessoas não percebe que o chá preto é um prebiótico, excelente para promover a saúde intestinal equilibrada!

O processo de fermentação significa que o chá preto fornece menos antioxidantes do que o chá verde, mas também significa que o chá preto fornece mais cafeína.

Então, se acontecer de você ficar um pouco cansado durante o jejum intermitente, ou talvez apenas precisar de um pouco mais de energia (quem não precisa ?!), o chá preto pode ser seu novo melhor amigo.

Chá de gengibre

Um chá com gengibre adicionado é uma excelente opção em jejum. O gengibre é bem conhecido por sua capacidade de aliviar dores de estômago, mas bebê-lo também pode ajudar a aumentar a saciedade. O gengibre também tem o benefício adicional de apoiar a digestão e o sistema imunológico. Assim, você pode ter menos fome e ficar mais saudável também!

Chá de hibisco

Historicamente conhecido como um elixir de beleza e vitalidade, o chá de hibisco é inegavelmente uma excelente opção de ervas, para quando você não quiser o impulso de cafeína que os chás verde e preto lhe darão. Diz a lenda que Cleópatra bebia chá de hibisco regularmente para uma pele clara e brilhante.

É a opção perfeita para o final do dia!

De fato o jejum não é fácil, especialmente quando você está começando. Não importa o padrão de jejum e alimentação que você escolha, o chá pode ser a diferença que ajudará a mantê-lo em jejum por mais tempo e, assim, ajudá-lo a desbloquear o potencial saudável em seu próprio corpo! Mas atenção: não esqueça de beber também água e até água com limão, se desejar.

Por

Du Jardim


A Du Jardim foi inspirada na infância e na natureza, nasceu para levar até você produtos premium, de cultivo orgânico, manual e sustentável, para que você tenha incríveis experiências com as cores, sabores e aromas de um jardim.

Todos os direitos reservados @dujardim

Cartões Aceitos

Desenvolvido por wid.studio