Você também é apaixonada por chás, escuta esses termos e quer descobrir a diferença? Venha conosco aprender o que é chá ou infusão!
Você também é apaixonada por chás, escuta esses termos e quer descobrir a diferença? Venha conosco aprender o que é chá ou infusão!
O nome “chá” é a infusão da planta de origem chinesa chamada Camellia sinensis. Existem variações de colheita e de secagem das folhas desta planta, dando origem a 6 tipos de chá, são eles: chá branco, chá verde, chá amarelo, chá Oolong, chá preto e chá escuro.
Para outras bebidas, contudo, é necessário informar a planta usada, como por exemplo “Chá de camomila”, “Chá de melissa”, “Chá de hortelã”.
Infusão é a técnica de imersão de folhas, flores, frutas, botões, ervas, especiarias, cascas, raízes e outros ingredientes em água quente. A temperatura elevada da água é capaz de extrair substâncias responsáveis pelos sabores, aromas, pigmentos de cor e compostos bioativos das plantas. A infusão, portanto, é um descanso dos ingredientes em água quente. A infusão, por isso, é feita sempre longe do fogo. Pode ser feita em bule, chaleira, copo, jarra, xícara… Pode ser usado um infusor de papel, de tecido, ou de outros materiais e até mesmo em contato direto com a água.
Decocção, por outro lado, é a técnica de adicionar ingredientes na água em ebulição para cozimento por um determinado tempo, normalmente de 5 a 30 minutos, variando de acordo com a composição do ingrediente. É muito comum decocção de raízes como o gengibre e alcaçuz; de especiarias como canela, coentro, cravo, cominho; e também com frutas como maçã, abacaxi, pera, pêssegos, cerejas entre outras.
Algumas bebidas precisam ficar em contato com a água para infusão de seus compostos por mais tempo, por outro lado outras são mais rápidas. Entretanto, de 2 a 5 minutos já é possível extrair as propriedades dos ingredientes. O chá ou infusão com sabor mais acentuado deve ficar menos tempo em contato com a água quente, pois quanto maior o tempo, maior será o perfil de amargor, devido a solubilização de compostos como os taninos. No entanto, os ingredientes mais delicados, podem ficar mais tempo em infusão, como as infusões de camomila, capim-limão, melissa, hortelã.
Alguns compostos do chá ou infusão são muito delicados, por isso podem evaporar com o calor da água quente. E para uma um bom chá ou infusão, a temperatura da água não pode perder calor. Por isso é importante sempre manter e infusão tampada.
__________
Por
Du Jardim
A Du Jardim foi inspirada na infância e na natureza, nasceu para levar até você produtos premium, de cultivo orgânico, manual e sustentável, para que você tenha incríveis experiências com as cores, sabores e aromas de um jardim.
Todos os direitos reservados @dujardim.
Desenvolvido por wid.studio