capa-blog-du-jardim-cha-de-hortela
05.11.21

O que é chá de hortelã?

O que é chá de hortelã?

A hortelã é uma erva muito aromática e refrescante. Existem centenas de espécies desta planta com diferentes nomenclaturas. A hortelã miúda (Mentha villosa Huds), conhecida como hortelã de cheiro, hortelã da horta, hortelã rasteira, foi a escolhida pela Du Jardim para produzir seus chás. Vem conosco descobrir mais sobre o que é o chá de hortelã, assim como melhor aproveitar essa erva deliciosa!

Curiosidades

Usada desde a antiguidade, o nome Mentha tem origem na mitologia grega. Minta, ninfa amante de Plutão, foi transformada em uma planta pela ciumenta Perséfone. A menta era uma das plantas utilizadas nos rituais funerários da Grécia Antiga, assim como o alecrim e a murta. Não somente para amenizar os odores da decomposição, mas também fazia parte dos ingredientes da bebida alucinógena feita com cevada fermentada dos iniciados nos ritos, e que lhes dava a esperança na vida eterna. (fonte: Wikipedia)

Saúde

A hortelã é considerada uma planta medicinal, além disso seu sabor marcante traz uma sensação de frescor. É um dos chás mais apreciados sobretudo para consumir após uma refeição. É excelente para quem tem desconforto gastrointestinal por ser digestivo, vermífugo, carminativo, antifúngico, anti-inflamatório. A hortelã, da mesma forma, pode ser utilizada como antisséptico bucal, considerado descongestionante nasal e expectorante, atua contra tosse, asma e nos sintomas da gripe. Além de tudo isso, também é calmante, considerado um ansiolítico natural. O consumo de infusão de hortelã auxilia, de fato, no tratamento de síndrome do intestino irritável, é eficaz no combate a náuseas e enjoo matinal e é indicado para alívio de dores de cabeça.

Formas de Consumo do chá de hortelã

A hortelã é perfeita para preparar infusões quentes ou geladas. Experimente utilizar o chá de hortelã em água saborizada acompanhada de frutas e especiarias, assim como em marinadas, saladas e molhos.

No café da manhã pode substituir a água gelada do suco verde.  Após as refeições, em temperatura quente para ajudar na digestão. Antes de dormir, um delicioso chá de hortelã quente pode ser um excelente descongestionante e por isso, melhorar a qualidade do sono. Para alívio de dores de cabeça, da mesma forma indicamos o consumo quente.

Harmonização

Com seu paladar marcante e perfumado, a hortelã é uma adição bem-vinda às refeições não só doces, mas também salgadas.  Adiciona um sabor fresco a bebidas, vegetais ou saladas de frutas e igualmente aos grãos. É um tempero tradicional para carnes de cordeiro, ensopados e marinadas. São infinitas as possibilidades de harmonização da hortelã, experimente em molhos pesto, sucos, por exemplo de melancia, e saladas acompanhadas de azeitonas e burrata. 

Hortelã Du Jardim

Das espécies de hortelã existentes, a Mentha villosa Huds possui folhas aveludadas, com aspecto esbranquiçado, que é característico. A técnica de secagem das folhas deixam este aveludado mais evidente, com aparência que pode ser confundida às vezes com bolor. Mas fique tranquila, não altera sabor, propriedades e não causa riscos à saúde, muito pelo contrário, é uma erva saudável e rica em benefícios.

__________

Gostou de saber o que é chá de hortelã?

Experimente nosso chá de hortelã orgânico.

Avatar

Por

Du Jardim


A Du Jardim foi inspirada na infância e na natureza, nasceu para levar até você produtos premium, de cultivo orgânico, manual e sustentável, para que você tenha incríveis experiências com as cores, sabores e aromas de um jardim.

Todos os direitos reservados @dujardim. Algumas imagens são meramente ilustrativas e foram retiradas do website freepik.com

Cartões Aceitos

Desenvolvido por wid.studio