As folhas jovens de Camellia sinensis colhidas e desidratadas em um processo muito delicado e cuidadoso dão origem ao chá verde. Esse processo impede a oxidação das folhas. Dessa forma, preserva todos os seus compostos bioativos e propriedades sensoriais como cor, sabor e aroma.
É uma bebida milenar de origem chinesa que chegou ao Japão por meio de monges budistas japoneses que visitavam a China para estudar e, inesperadamente, observaram a importância do chá na meditação religiosa.
No Japão, posteriormente, o chá ganhou uma cerimônia muito especial, conhecida como “Cha-no-yu”, que envolve em preparar e servir o chá verde para os convidados. Uma cerimônia tradicional com influências do zen-budismo e taoísmo.
Sua cultura difundiu-se pelo mundo. Hoje faz parte do consumo habitual da população e está associado a busca pelo estilo de vida mais saudável. Os principais motivos do aumento do seu consumo estão relacionados aos resultados de estudos que surpreendentemente comprovam o potencial da Camellia sinensis.
Seus benefícios de saúde são provenientes dos polifenóis, que são compostos bioativos presentes no chá sobretudo as teaninas, catequinas como a epigalocatequina galato, saponinas, entre outras substâncias que atuam no organismo em diferentes formas.
-Os polifenóis podem atuar na melhora da função cognitiva e memória, intensificando, assim, o poder de leitura e aprendizado. Para proteger a função neurocognitiva, estudos sugerem, entretanto, o consumo habitual de pelo menos 100mL de chá verde todos os dias.
-O chá verde é um importante aliado no combate o envelhecimento das células da pele em virtude de sua atividade antioxidante.
– Alguns alimentos são considerados nutrientes para os microrganismos presentes no intestino. O chá verde certamente é um deles, com função de ajudar na modulação da microbiota saudável. O consumo regular de chá verde é capaz de modificar a microbiota intestinal e proteger o organismo como um anti-inflamatório das células.
-Seu consumo regular diminui a absorção de gorduras da alimentação, reduz os níveis de colesterol e de triglicerídeos, assim como auxilia no controle de glicemia.
-É um emagrecedor único, mas seu consumo contínuo também pode desacelerar o processo de ganho de peso a longo prazo. A ingestão de chá verde associado uma alimentação equilibrada e com a prática regular de atividade física trará resultados melhores para a promoção de saúde.
Para melhorar a eficiência da extração dos compostos fenólicos do chá, recomenda-se preparar uma quantidade maior, pois a temperatura da água mantém-se elevada por mais tempo, garantindo melhor a extração destes bioativos. Consuma em até 24 horas.
Tempo sugerido para infusão: 2 a 5 minutos.
Melhor horário para consumo: café da manhã, após almoço ou até as 17h.
Cafeína: 1 xícara (2g de chá verde em 240mL de água) contém aproximadamente 20mg de cafeína.
Não recomendamos o consumo por gestantes.
Possui sabor levemente amargo e adstringente, é refrescante e pode ser consumido ou quente, ou gelado.
Como bebida, o chá verde tem ganhado espaço e se tornou uma excelente alternativa ao vinho. Não possui teor alcoólico. É bem vindo em jantares e permite combinação com uma variedade de pratos, destacamos principalmente sua perfeita harmonização com frutos do mar, pratos leves com frango, massas leves, pratos vegetarianos, pratos picantes, legumes e em molhos.
Em receitas, pode ser usado ou em marinadas de peixes brancos e aves, ou como uma alternativa à água do cozimento de legumes e cereais como o arroz. Experimente substituir 1 xícara da água do cozimento por chá verde. Também pode ser usado no preparo de drinks como gin, infusionado rapidamente em vinho branco, ou como um substituto da água em sucos.
__________
Por
Du Jardim
A Du Jardim foi inspirada na infância e na natureza, nasceu para levar até você produtos premium, de cultivo orgânico, manual e sustentável, para que você tenha incríveis experiências com as cores, sabores e aromas de um jardim.
Todos os direitos reservados @dujardim.
Desenvolvido por wid.studio