capa-blog-du-jardim-cha-branco
03.11.21

O que é chá branco?

O que é chá branco?

O chá branco é, surpreendentemente, o mais diferenciado, sutil e leve dentre todos os chás. É também menos processado que os demais. Possui leve oxidação natural, com sabor suave e pouco encorpado, mas muito complexo.

É obtido de brotos de Camellia sinensis. O chamado de silver needles, que significa agulha prateada em inglês, é o de mais alta qualidade, com um sabor ainda mais delicado e doce.

Curiosidades

O chá branco que conhecemos hoje foi produzido comercialmente a partir das primeiras variedades de plantas de chá branco descobertas na província chinesa de Fujian nos anos 1700 – Da Bai e Da Hao. Uma versão de folhas soltas foi então desenvolvida a partir dessas plantas conhecidas por produzir grandes e bonitos botões de chá.

Esses chás delicados e minimamente processados, feitos de botões jovens, eram difíceis de armazenar e transportar sem estragar. Por isso, os chás brancos raramente estavam disponíveis fora das regiões de cultivo de chá na província de Fujian. À medida que os métodos de produção de chá de folhas soltas melhoraram, o processo de criação de chás brancos se expandiu. A especiaria chegou enfim além da província de Fujian, a outras regiões do mundo sedentas por um chá raro e requintado.

Saúde

O chá branco possui concentrações importantes de polifenóis como as catequinas com propriedades antioxidantes em concentração superior ao chá preto, e similar ao chá verde. Estes compostos bioativos ajudam no fortalecimento do sistema imunológico e podem assim reduzir o risco de doenças degenerativas. Seu consumo por longos períodos é, sem dúvida, muito benéfico para a saúde, em especial para praticantes de atividade física de alta intensidade.

Forma de consumo

Para melhorar a eficiência da extração dos compostos fenólicos do chá, recomenda-se preparar uma quantidade maior. Assim a temperatura da água mantém-se elevada por mais tempo, garantindo melhor extração dos bioativos. Consuma em até 24 horas.

Tempo sugerido para infusão: 2 a 5 minutos.

Melhor horário para consumo: café da manhã, após almoço ou até as 17h.

Cafeína: uma xícara de Chá Branco Orgânico Tipo Silver Needles apresenta 10 mg de cafeína. 

Não recomendamos, entretanto, o consumo por gestantes.

Harmonização

Seu sabor suave combina com mel de Jataí, assim como com queijos azuis como brie, gorgonzola, cambozola e roquefort. Harmoniza com peixes brancos e também com frutas frescas e bolos leves.

__________

Gostou de saber o que é chá branco?

Experimente nosso chá branco orgânico.

Avatar

Por

Du Jardim


A Du Jardim foi inspirada na infância e na natureza, nasceu para levar até você produtos premium, de cultivo orgânico, manual e sustentável, para que você tenha incríveis experiências com as cores, sabores e aromas de um jardim.

Todos os direitos reservados @dujardim. Algumas imagens são meramente ilustrativas e foram retiradas do website freepik.com

Cartões Aceitos

Desenvolvido por wid.studio